Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Você sabe o significado do nosso símbolo?


É incrível como em diversas viajens que fizemos para visitar escolas de Gung Fu, em sua maioria os alunos não fazem ideia do que esta escrito em seu uniforme. Não consigo imaginar como alguém não tem essa curiosidade, e não falo de alunos novatos, muitas vezes são instrutores das escolas e quando recorro a eles para sanar minha curiosidade do significado dos simbolos e ideogramas saio sempre frustrado.

Para não termos este problema estarei explicando o significado do nosso símbolo.

A primeira coisa que chama a atenção é a flor vermelha com um ideograma dentro. A flor é chamada de Mui Fa (梅花 mui4 faa1), flor de ameixa, e sua simbologia é grande, representa renovação, pois floresse no fim do inverno e inicio da primavera, indicando o início desta estação, a ameixeira representa pureza, pois suas flores aparecem sem nehuma folha, representa também o equilibrio, o Yin e o Yang, pois os galhos da ameixeira são fortes enquanto suas flores são delicadas. Para nós da Hoo Chang Hung Fut, o significado esta em suas cinco pétalas, que representam os 5 elementos (água, fogo, metal, terra e madeira), os cinco animais do nosso estio (serpente, tigre, garça, leopardo e dragão), representando assim o equilíbrio entre os elementos. A flor quando voa pelo ar gira sobre o próprio eixo, simbolizando centralização, e mais uma vez equilíbrio. A cor vermelha é a cor da vida para o chinês e por isso a escolhemos. O ideograma no centro significa Buda, Budismo ou iluminação, este ultimo significado foi o que tive em mente quando criei o símbolo, a flor simboliza principalmente o equilibrio que é um dos itens necessarios para chegarmos a iluminação.

Os ideogramas abaixo da flor mostram o nome da escola Hoo Chang (nosso Si Gung
) Hung Fut (nome do estilo) Gung Fu Association.



Os ideogramas à direita significam Hung Fut e estão presentes em nosso uniforme, mostrando o nome da escola.

Já a esquerda temos o símbolo do blog, a flor e o ideograma em seu centro são os mesmos elementos encontrados no simbolo da escola. Já as facas são chamadas de facas borboleta ou Wup Ti Tou (蝴蝶刀wu4 dip6 dou1) e simbolizam o corte de energias negativas, energias ruins, proteção. Os ideogramas presentes depois do Hung Fut no cabeçalho do site significam lutador, guerreiro, fighter.

Espero que tenham gostado...

Si Hin Rafael

Hierarquia no Gung Fu


Não é raro quando vamos iniciar uma arte marcial vir a mente alguma imagem como a que esta ao lado, o professor, mestre ou instrutor como um general, pronto para te dar uma bronca quando você menos esperar e te mandar pagar aquelas intermináveis flexões de braço.

O Gung Fu se diferencia das outras artes marciais pelo seu aspécto familiar, a hierarquia é dada como em uma família, devemos respeitar a todos e seguir o pai da família, a mãe e os irmãos mais velhos, que devem protejer e ensinar os mais novos a "viver".

Essa hierarquia toma forma tendo o Sifu (師父 si1 fu6*2) da escola como o "mestre", coloco entre aspas apenas para ficar de fácil compreensão, já que é mais fácil visualisar um mestre, pois em todas as outras artes marciais existe essa denominação.

O Sifu é o pai da família, o ideograma é composto por si1( 師) que siguinifica professor ou mestre e por fu6*2 (父) que significa Pai, logo seria um pai professor, mestre, ou como alguns chineses dizem seria uma pai para a vida, na China os Sifus são muito respeitados e dizem que ensinam seus alunos a enfrentar o mundo.

O Sifu não é apenas aquele mestre que ensina técnicas, socos, chutes... ele da ensinamentos para todas as áreas da vida, esta sempre la para ajudar quando precisar. Na China antiga para você aprender uma arte marcial você tinha que ser aceito como aprendiz, aceito dentro da casa do Sifu para poder aprender Gung Fu.

Uma pessoa sé é pai se tiver um filho e quando um professor tem seu primeiro aprendiz, quando o Sifu tem seu primeiro To Dai (
徒弟 tou4 dai6*2) ele inicia sua família Gung Fu.

O primeira To Dai passa a ser o Si Hing (
師兄 si1 hing1), o irmão mais velho da família, e assim continua até que desista e deixe a família, se não deixar será sempre o irmão mais velho. A importância do tempo de prática é mostrada na organização das aulas, os alunos mais antigos ficam nas primeira filas, independente da graduação. Em outras artes vemos que a organização é dada pela graduação, mas não no Gung Fu, sendo assim, se um Si Hing for do 1º nível e seu Si Dai (師弟 si1 dai6*2), ou seja irmão mais novo, for do 3º mesmo assim ele ficará atras do Si Hing e deverá respeitá-lo.

O papel dos Si Hings é ajudar o Sifu a passar conhecimentos para os Si Dais, com respeito mútuo. O objetivo é formar uma verdadeira família...

Si Hing Rafael

Norte ou Sul, Kung Fu ou Gung Fu...


Muita gente pergunta ao ver os alunos da Hoo Chang Hung Fut usando o uniforme o porque da escrita "Gung Fu" e não Kung Fu.

Bom, vou explicar aqui o porque adotamos esta escrita. Para começar precisamos entender as diferentes "chinas" que existem dentro do país. Por ser um país muito grande a China é muito dividida e possui diversos dialetos diferente, entre os principais temos o mandarin e o cantonês.



O mandarin é a lingua oficial da China e o cantonês o segundo dialeto mais falado. Basicamente para nos praticantes de artes marciais chinesas o principal é entender a diferença entre norte e sul, Beijin, ou Pequin, capital da China se situa ao norte do país, logo estilos de arte marcial do norte adotam como dialeto o mandarin, enquanto os estilos provenientes do sul, onde se localiza a cidade de Cantão, adotam o cantonês.

Em um post anterior coloquei como é feita a contagem em cantonês, so para mostrar a diferença vou postar aqui a contagem feita em mandarim:

1. yi (yee)
2. er (R)

3. san (san)

4. si

5. wu

6. liu (leo)

7. qi (chee)

8. ba

9. jiu (geo)

10. shi


Notem que os ideogramas continuam sendo os mesmos
, porém a pronuncia é diferente. O cantonês é um dialeto literalmente "cantado" visto que possui 6 tons diferentes para pronunciar cada sílaba, enquanto o mandarin possui apenas 4.

Bom e o Kung Fu, ou Gung Fu??? Na verdade para o chinês a arte marcial é denominada
mou5 seot6 em cantonês e wu3 shu4 em mandarin, o ideograma é 武術.

Kung Fu seria um termo ocidental já que não existe essa palavra nos dialetos chineses. Existe o
gong1 fu1, pronunciado com Kong Fu, que é mandarin e o gung1 fu1, pronunciado como.... Kun Fu, o ideograma para ambos é 功夫.

Agora da para saberem explicar o porque que no nosso uniforme esta escrito Gung Fu e não Kung Fu...

Só mais um detalhe o significado de Gung Fu é habilidade, trabalho arduo, esforço, logo pode ser usado para qualquer coisa, não apenas para a arte marcial.

Em um post futuro irei colocar as principais diferenças entre estilos do norte e do sul da China.

Até o próximo.

Si Hing Rafael


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aprendendo Cantônes, parte I

Para começar vou colocar como é feita a contagem em cantônes, assim vai facilitar na hora que o pessoal tiver que pagar flexão... rs


1. Yat 一
2. Yee 二
3. San 三
4. Sei 四
5. Ng 五
6. Luk 六
7. Tche 七
8. Pa 八
9. Kao 九
10. Sap 十

11. Sap yat 十一

20. Yee Sap 二十
Por ai vai até Kao Sap Kao...

Si Hing Rafael

Video da escola

Sei que é antigo, estamos precisando fazer um video novo, mas enquanto não fazemos vou postar esse pra quem não conhece.


Novidades

Estou criando esse blog para facilitar a troca de informações entre os praticantes da escola e outros interessados. Pretendo colocar matérias, sites interessantes, calendário, dicas de filmes...
A ideia é atualizar regularmente esse blog para estarmos sempre em dia com o que vem acontecendo.
Espero que gostem.